"

Sustentabilidade

Construções Sustentáveis

Boas para o meio ambiente e para o bolso

A construção de uma obra sustentável não é coisa de outro mundo! Com atitudes simples em prol do meio ambiente, é possível diminuir não só os impactos, mas também o investimento com manutenção da casa e os custos no fim do mês.

Essa viabilidade econômica é considerada um dos pilares da sustentabilidade, e precisa ser levada em consideração quando realizar construções ecologicamente corretas.

Há inúmeras vantagens em optar por esse estilo de construção, além de alguns materiais saírem mais em conta, essa economia se estende por toda vida útil da obra devido as adaptações que geram menos custos e mais ganhos ecológicos.

Reserve um espaço para árvores e hortas domésticas

Nas construções ou reformas sustentáveis a natureza ganha muito espaço! Então separe um lugar especial para as plantas, pois além delas colaborarem com o meio ambiente, melhoram a qualidade de vida dos moradores.

Caso prefira o plantio de árvores, o ideal é investir nas espécies nativas e evitar cortar as que já estão cultivadas no terreno.

No caso das hortas domésticas, é interessante que sejam tratadas com adubos orgânicos. Uma ótima alternativa sustentável é consumir os alimentos e temperos produzidos na própria casa e já economizar no bolso.

Entulhos da construção podem ser transformados em objetos de decoração

Sabe aquela montanha de entulho que normalmente é descartada de maneira inadequada na natureza? Com criatividade é possível fazer um lixo virar um luxo!

Esses entulhos gerados na construção podem ter diversos destinos e um deles é fazer parte da decoração de moradias sustentáveis.

Os blocos de concreto podem ser transformados em um jardim ornamental, as sobras de cerâmicas tornarem quadros e restos de madeira virarem móveis, por exemplo.

Durante a obra, crie um espaço para separar os materiais que podem ser reaproveitados e mãos a obras de artes!

Preservação é um dos nossos lemas

O Grupo NB, em seus empreendimentos, realiza desenvolvimento e aprovação de projetos focados em soluções urbanas sustentáveis, implanta a infraestrutura e trata das questões que envolvem a proteção das áreas de preservação, destinando áreas para a criação de reservas ambientais com o plantio de milhares de mudas de espécies nativas do cerrado.

Realiza a implantação de bacias de retenção nos sistemas de captação de aguas pluviais, sistema viário integrado, sempre respeitando a topografia local.

Sejamos mais conscientes para um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

A construção sustentável contribui com a economia de água e energia

Uma das melhores estratégias para você que está pensando em uma construção ou reforma sustentável é o reaproveitamento da água da chuva através de sistemas básicos de captação, como cisternas de armazenamento que fazem o direcionamento de recurso para usos não potáveis.

Outra dica é a disposição dos cômodos da casa para que haja maior aproveito da luz solar e do vento, podendo reduzir tanto os impactos ambientais, como o valor da conta de luz. Para isso, é preciso um projeto que aumente a eficiência energética, considerando a iluminação interna e a ventilação.